quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Palavras com Significado #2: Determinado / Determinar / Determinação

Determinado
masc. sing. part. pass. de determinar
(particípio de determinar)
adj.
adj.
adj.
Preciso; definido; resolvido.

Determinar - Conjugar
(latim determino, -are)
v. tr.
v. tr.
1. Demarcar termos ou limites; fixar.
2. Indicar com precisão.
3. Diferençar.
4. Resolver.
5. Ordenar.
6. Trazer consigo.
7. Ocasionar.
8. Introduzir, decidir.
9. Distinguir.
v. pron.
v. pron.
10. Decidir-se; assentar.

Determinação
s. f.
derivação fem. sing. de determinar
determinação
(latim determinatio, -onis)
s. f.
s. f.
1. Acto.Ato.Ato ou efeito de determinar.
2. Demarcação.
3. Decisão, resolução.
4. Indicação.
5. Definição exacta.exata.exata.
6. Prescrição, ordem.
7. Resolução, denodo.

3 comentários:

AC disse...

Determinado..aquele que tem um objectivo e não desiste dele, insiste e luta até conseguir obtê-lo:)

Beijo*
Bom Natal

Carmo disse...

Uma pessoa determinada é uma pessoa confiante, não achas!?

Algures disse...

Atenciosa,

Isso mesmo!Ser determinado é na minha opinião uma grande qualidade, pois faz com que consigamos atingir objectivos, que à primeira vista não são possíveis, e a nossa determinação faz-nos chegar a eles...

Beijo* e bom Natal!!! Ho Ho Ho!!!


Carmo,

Não tenho a mínima dúvida que sim, embora possa haver pessoas determinadas e pouco confiantes (acontece-me por vezes), já o contrário acho que não é possível, pois a confiança leva-nos a ser determinados. A meu ver, a regra é que uma pessoa determinada é uma pessoa confiante!