quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

O Natal e...

Por muito adulterado que esteja o Natal, o seu espírito e o que se tenta transmitir com ele, esta época tem o seu valor e as suas virtudes...
Sim há consumismo.
Sim há hipocrisia.
Sim o "Natal" não chega a todos...
...mas, algo é inegável. Nesta altura temos uma tolerância especial para com as nossas intolerâncias, assim como estamos mais abertos à partilha, esquecendo desavenças, problemas ou, mesmo que nada nos "incomode", estamos mais abertos a partilhar, a dar, a estender a mão. Pensamos de forma diferente, mais não seja na possibilidade de um pequeno (grande) gesto nosso poder alterar para melhor a vida de alguém... Pequenos gestos mudam vidas... às vezes até palavras o fazem...
Há 3 anos atrás passei o "meu" Natal numa espécie de Hospital, um Instituto para recuperação de doentes acamados, no caso do meu Pai, para vítimas de AVC´s. Foi dos momentos mais marcantes da minha vida, estar com o meu Pai e com a nossa família de volta da cama dele. Foram momentos de União, Amizade... Amor. Momentos livres de quaisquer sentimentos "escuros" e repletos de Amor. É nestas alturas que o ser humano mostra a sua fibra. É nestas alturas que o ser humano mostra a sua união. É nestas alturas que o ser humano dá as mãos e demonstra que temos de ser uns para os outros. Amor meus amigos, é disso que se trata. E aquele momento, apesar de dor, tenho a certeza que deu muita força ao Pai e à sua família... A minha família, a nossa família. A força do Amor.
Apesar de, seguramente já não fazer a árvore de Natal há 3 anos, o meu pai transmitiu-me valores e princípios dos quais não abdico, e que aquele momento reforçou. Apesar de o "Natal" ser o ano inteiro, apesar de as acções não serem apenas no "Natal". Este é um momento que, pelo que significa deve ser fortalecido e valorado. É também o momento de transmitir estes princípios e valores às nossas crianças... E o Natal também é isso mesmo. São as nossas crianças e a sua alegria contagiante. Digam lá que não sabe bem vê-las partilhar... que não sabe bem vê-las dar... que não sabe bem vê-las sorrir... e, esse sorriso chega a nós todos, de uma forma tal, que apesar da "ausência" do meu Pai, os seus netos (meus sobrinhos e afilhados...) conseguem fazer-me partilhar o meu sorriso e o meu Amor... E o meu Pai está e estará sempre presente entre nós nesses momentos, transmitindo o seu Amor de "Algures Onde Apenas Eu Sei"... Nestas alturas mais que nunca... Tenho Saudades.
FELIZ NATAL a todos... Muita Saúde e Felicidade, mas acima de tudo, Muito Amor... Bem hajam!

Nota: Este post tomou um rumo diferente do que havia pensado... Eis a prova que, apesar de estar algures onde apenas eu sei, o meu Pai encontra-se SEMPRE presente... Vejo-o nos meus gestos. Sinto-o pelo que sou, pelos meus gestos e sinto-o pelo salgado da minhas lágrimas...

Sem comentários: