segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Vindo de Algures onde apenas eu sei...

Por vezes deparamo-nos com boas surpresas, e esta veio de Algures onde apenas eu sei... Há quem me saiba "ler" tão bem... Continuo a aprender. Obrigado.

Isto
O que há em mim é sobretudo cansaço —
Não disto nem daquilo,
Nem sequer de tudo ou de nada:
Cansaço assim mesmo, ele mesmo,
Cansaço.
A subtileza das sensações inúteis,
As paixões violentas por coisa nenhuma,
Os amores intensos por o suposto em alguém,
Essas coisas todas —
Essas e o que falta nelas eternamente —;
Tudo isso faz um cansaço,
Este cansaço,
Cansaço.
Há sem dúvida quem ame o infinito,
Há sem dúvida quem deseje o impossível,
Há sem dúvida quem não queira nada —
Três tipos de idealistas, e eu nenhum deles:
Porque eu amo infinitamente o finito,
Porque eu desejo impossivelmente o possível,
Porque quero tudo, ou um pouco mais, se puder ser,
Ou até se não puder ser...
E o resultado?
Para eles a vida vivida ou sonhada,
Para eles o sonho sonhado ou vivido,
Para eles a média entre tudo e nada, isto é, isto...
Para mim só um grande, um profundo,
E, ah com que felicidade infecundo, cansaço,
Um supremíssimo cansaço,
Íssimo, íssimo, íssimo,
Cansaço...

Álvaro de Campos

2 comentários:

Eliseu Raphael Venturi disse...

ficou muito expressiva a tua imagem. porque, para mim, algures tem justamente essa imagem; algo que só nós sabemos onde é, que retemos na memória, mas que, no final das contas (ou melhor: por isso mesmo), é "apenas" um "título" que colocamos em um lugar... como no caso da tua praia... com a instabilidade das palavras lavadas pelo mar.

a minha idéia do blog foi mais ou menos essa, de reter percepções ao longo de trajetos, mas sem o belíssimo cenário marítimo, eis que perdido pela cidade mesmo, com seus algures ingrafáveis... que de algum modo vão para a escrita, e não para a foto.

abraços

Algures disse...

Obrigado Eliseu. De facto, Algures é um "título" para aquele lugar ou aquele estado de espírito onde nos encontramos ou, onde gostariamos de estar. Às vezes estamos mesmo lá, outras, basta-nos fechar os olhos e outras há em que por mais que queiramos, ficamos "retidos" Algures... Tudo isso, neste caminho para Algures que é a Vida...
As fotos são uma bela maneira de demonstrar aquilo que não conseguimos através da escrita, que por sua vez consegue acrescentar ao local a descrever uma grande dose de imaginação ou, de "Algures"...

Um abraço!