sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Zeca Afonso - Os Vampiros

Gosto desta música pelo que representa, pela mensagem subliminar que tem e pelo facto de (infelizmente) estar bem actual. Fez ontem 25 anos que faleceu Zeca Afonso.

10 comentários:

Carmo disse...

Não gosto... de todo... nem da música nem da letra.

Sorry Algures

kiss

Algures disse...

Se todos gostássemos da mesma coisa, isto era tudo uma chatice!
Na data em que foi feita esta música, a letra referia-se à PIDE e ao regime político que existia em Portugal. Devido à censura existente (o lápis azul!), o autor teve de recorrer a metáforas para passar a sua mensagem e fazê-la chegar aos seus destinatários. Agora, tendo uma visão actualista desta mensagem, interpretamos facilmente os destinatários da mesma... Os "vampiros" de outrora, hoje são outros, a começar pelos políticos (tenho que generalizar, embora considere que não sejam todos assim, pelo menos tento acreditar nisso) que vão "sugando" este país e se vão locupletando à conta de um povo, que está cada vez mais pobre e sem sonhos. É claro que a visão dos "vampiros", depende de cada um de nós e de quem nos "retira" os sonhos. É a minha visão, certa ou errada, critique-se ou não. Tal como muitos neste país, luto e esforço-me bastante, sei o que a vida custa e como tal, custa que me sejam retirados direitos essenciais (a mim e a muitos outros), como o direito à saúde ou ao salário, em prol de "boys" ou do enriquecimento de "lobbies", determinadas empresas, etc etc... E por aqui me fico...
Não tens de pedir desculpa por não gostares, como é óbvio! Já eu, peço-te desculpa pelo meu "desabafo", porque não tens de estar a levar com as minhas "revoltas" e "frustrações"!

Kiss Carmo e um excelente fim de semana! Aproveita o sol!

Carmo disse...

É dificil viver em sociedade e mais dificil num mundo de injustiças, por isso e já deves ter lido por aí que o que gostaria mesmo era de ser 'livre' e viver numa ilha à beira mar rodeada de natureza e gente 'linda'.

:)

Algures disse...

Sem dúvida que é Carmo.
Não me recordo de ter lido, mas deixa que te diga, tal seria "quase" perfeito.

:-)

Carmo disse...

..."quase"...!!!

Que te faltaria? Não pode ser a LOE.

:D

Algures disse...

Não. Não será a LOE de certeza absoluta. Só que a "realidade" a que te referes ainda tem "espaço" para tanta coisa boa, que me parece excessivo classifica-la como perfeita! Fiz-me entender?!

:-)

Carmo disse...

És um exigente.

:P

Algures disse...

Ainda ontem me fizeram essa crítica por duas vezes... pelos vistos é um defeito...
...e uma virtude!

:D

Carmo disse...

É uma virtude e grande. Keep it forever.

Algures disse...

Considero que pode ser um pouco dos dois, no entanto o "prato da balança" cai claramente para a virtude.
I´ll try to keep it...

Kiss :-)